12/07/2011

GABARITO EXERCÍCIOS SOBRE A EXPANSÃO MARÍTMO-COMERCIAL EUROPEIAS



  1. No século XI, a Europa conheceu uma série de transformações. Que transformações foram essas?
O aumento da população levou à expansão das áreas de cultivo. O comércio renasceu e, com ele, as cidades cresceram e uma nova camada social surgiu: a burguesia.

  1. Quais produtos consumidos pelos europeus vinham do Oriente?
Produtos de luxo, sedas, porcelanas, tapetes, essências e principalmente especiarias(pimenta , cravo , canela, noz moscada, gengibre), usadas para conservar os alimentos
  1. Qual foi o país pioneiro da expansão marítima européia?
Portugal

  1. Complete o que se pede:
Os fatores que contribuíram para a expansão marítima européia, também chamada de movimento das Grandes Navegações, foram:
a)      O interesse pelo comércio de  produtos de luxo e especiarias
b)      A necessidade de quebrar o monopólio das cidades italianas no mar  Mediterrâneo
c)      A procura de um novo caminho para as Índias.
d)     A escassez de  metais preciosos na Europa.
e)      A aliança entre o rei e a burguesia, buscando a centralização do poder. O progresso técnico e científico.
  1. Explique como se deu o fortalecimento do grupo mercantil português no século XV.

Os navios que faziam a rota comercial Atlântico-Mediterrâneo iniciavam a viagem nas cidades italianas, atravessavam o estreito de Gibraltar e faziam escala em Portugal, para reabastecimento e comércio, antes de partir para o mar do Norte. Com isso, apareceu um grupo mercantil forte no reino português.

6. A primeira conquista portuguesa fora do continente europeu foi Ceuta, no norte da  África .Era o primeiro passo para realizar o plano de atingir as  Índias fazendo o contorno da África.
7. O que foi a Escola de Sagres? Quem a fundou?
Foi um centro de estudos náuticos no qual se reuniam vários navegantes. Lá se procurava aperfeiçoar as técnicas de navegação, elaboravam-se mapas e determinavam-se rotas. Quem a fundou foi o infante D. Henrique, filho do rei D. João I.
8. Por que a Espanha, A França e a Inglaterra não tinham condições de iniciar as navegações ao mesmo tempo em que Portugal?
A Espanha tentava expulsar os mouros de Granada, seu último reduto, e a França e a Inglaterra lutavam na Guerra dos Cem Anos.

9. Quais os efeitos da tomada de Constantinopla para as navegações?

Esse fato prejudicou o comércio das cidades italianas, que passaram a ter mais dificuldades para conseguir as especiarias e os preços dos produtos orientais, o que tornou mais urgente a descoberta de um caminho marítimo para as Índias.



Um comentário:

  1. Cara,obrigado,ajudou muito,tirei nota mais alta,gabaritei o trabalho de história por causa de vcs

    ResponderExcluir