7 de set de 2010

avaliação do 6º ano - paralela

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PINHEIRO MACHADO

RECUPERAÇÃO PARALELA DE HISTORIA - PROFESSORA ELIZABETH

Aluno:____________________________________Série: 6º ano Turma ____Data:________________

VAMOS TRABALHAR COM TEXTO

O texto a seguir é uma adaptação do mito que justifica o poder dos faraós. Leia-o e tente responder as seguintes questões:

Osíris veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa, a deusa Ísis. Ele ensinou aos homens a agricultura, a metalurgia [...] Mas seu irmão. Set (o deus mau, o vento seco do deserto) ficou com inveja. Um dia, Set convidou Osíris para uma festa e, enganando-o, fechou-o dentro de uma caixa, que lançou ao rio. Ísis, desesperada, procurou-o e achou-o em Biblos, onde uma grande árvore retivera-o prisioneiro. Mas Set, numa noite em que Osíris caçava sob a claridade da lua, matou-o e cortou seu corpo em quatorze pedaços, os quais espalhou pelo Egito. Pacientemente, Ísis os recolheu e, com a ajuda de seu filho Hórus, juntou-os e, usando de ritos mágicos, levou seu marido a uma nova existência. Hórus tornou-se rei do Egito. Os faraós o sucederam.

AUBERT, André. Histoire: L’Orient et la Grèce. Paris: Hachette, 1959. p. 43.





Escultura em ouro e lapis-lazúli representando Osíris e Ísis ladeando Hórus (889 a.C.-866 a.C).

1. Quais são os deuses egípcios citados no texto?

Resposta: Os deuses são Osíris, Ísis, Ser e Hórus.

2. De acordo com o texto, qual é a explicação para a origem dos faraós?

RESPOSTA: Os faraós teriam sucedido os deuses no governo do Egito.

3. De acordo com que já estudamos por que os faraós são considerados deuses? Os faraós são considerados deuses

Resposta: O povo acreditava que os faraós eram filhos do deus sol e o adorava como a um deus.

A pintura a seguir representa uma cena de batalha. Observe-a com atenção e siga o roteiro de análise.

Cena de batalha pintada n arca que compunha o tesouro do faraó Tutancâmon, encontrado no Vale dos Reis, em Tebas

a) Descreva o que você vê na pintura.

Resposta A pintura mostra um faraó, armado de arco e flexha e conduzindo uma biga, em combate com soldados inimigos, todos sendo mortos facilmente. Deve-se destacar o tamanho da figura do faraó em contraste com o tamanho pequeno dos outros personagens

b)Por que o faraó é representado com um tamanho maior que o das outras pessoas?

Resposta. Ao representar o faraó dessa maneira, o artista procurou enfatizar o grande poder do monarca e sua valentia militar

c)Você acha que o faraó lutaria sozinho numa guerra, como a figura sugere? Justifique sua resposta.

Resposta Pessoa. Espera-se que você aluno perceba que, ao destacar a figura do faraó, a pintura anula o papel do exército nas campanhas militares, constituído, em sua maioria, por soldados mercenários.

d) Compare as batalhas daquela época com as de hoje. O que mudou? O que permanece?

Mudanças: O elevado grau de investimentos tecnológicos nas guerras atuais, expresso nos sofisticados sistemas de mapeamento dos territórios inimigos, no poder de destruição das armas – muitas delas lançadas a distância, como os mísseis, que evitam os confrontos diretos – e na rapidez das operações militares, graças ao uso de aeronaves e da informatização.

Permanência as razões que motivam as guerras, como disputa de territórios, interesses econômicos e conflitos étnicos; os prejuízos que as batalhas trazem para a infra-estrutura e para a população civil dos países em guerra, além de sacrificar a vida dos próprios soldados.





6 comentários:

  1. vc poderia me ajuda??
    qual é a explicação historica para o aparecimentodos faraos do egito??

    ResponderExcluir
  2. Brum desculpa não ter respondido antes. La vai .Ao longo do tempo, houve um processo de unificação de aldeias formando os nomos(núcleos). esses núcleos tb se unificaram politicamente e originaram posteriormente dois reinos: um do Baixo Egito, ao norte, e outro do Alto Egito ao Sul. Em 3100 a.C, o Alto Egito conquistou o Baixo Egito unificando os dois reinos sob o comando de um único governante: o Faraó. Foi assim que surgiram. É isso que vc queria?

    ResponderExcluir
  3. Essa explicação e mítica ou historica? justifique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HISTÓRICA PORQUE PRIMEIRAMENTE NESTAS HISTÓRIAS DE REIS,DEUSES, FARAÓS ALGUNS DE NÓS A MAIORIA NÉ NÃO EXISTIA-NOS NÃO VIMOS DE PERTO COMO ERA PARA ISTO QUE A HISTÓRIA SERVE PARA LEMBRAMOS MOMENTOS EM QUE O POVO DE ANTIGAMENTE VIVIAM EM QUE NÃO VIMOS ALÉM DISSO TRAZ IMAGENS PARA ESCLARECER AINDA MAIS OBRIGADA Sarah Melo

      Excluir
  4. qual a explicação histórica para o aparecimento dos faraós no egito

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir